domingo, 13 de fevereiro de 2011

Nome próprio

Ainda com o foco no trabalho com o nome próprio, aproveitei para postar mais sugestões de atividades que poderá possibilitar situações da aprendizagem da língua escrita.
O nome próprio é um modelo estável de escrita. O trabalho com nomes informa as crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, além de favorecer a aquisição da base alfabética.

Objetivos

• Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas.
• Reconhecer o uso funcional do texto.
Desafios colocados aos alfabetizandos

• Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.
• Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
• Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.


Sugestões de Atividades

Análise e reflexão sobre a língua - os alunos poderão - analisar as letras iniciais das palavras tendo como apoio as inicias do próprio nome; consultar fichas com o nome deles para reconhecer quais são as letras do próprio nome e marcá-las no alfabeto; Se necessário, o professor escreve na lousa a lista dos nomes incluindo o seu próprio nome; montar nomes com o alfabeto móvel;
Leitura com o professor - leitura do texto "Todas as coisas tem nome"; leitura de texto com informações sobre como fazer um crachá; leitura e cantiga de canções de ninar e parlendas;
Escrita do aluno - registro do nome segundo os conhecimentos que já possuem da escrita do nome próprio; completar letras do alfabeto e marcar as letras do seu nome;cruzadinha dos nomes; caça palavras; escrever o nome em um contexto de comunicação real (o crachá).

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